Um time de dez renomados profissionais da hotelaria se reuniu e, sob a organização de Paul William Gregson, elaborou o livro Hotelaria na Prática, recentemente lançado pela Editora Manole.
Com um formato simples e objetivo, a obra descreve fatos e, em seguida, análises teóricas, demonstrando que a teoria e a prática se complementam. Assim, demonstra que, com a evolução do segmento hoteleiro, nada mais é tão obsoleto do que a afirmativa: na prática a teoria é outra.
No final de cada fato descrito pelos autores, também a advogada Patrícia dal Poggetto de Souza Botelho tece considerações, apontando acertos e erros, conforme a visão das leis e da justiça.
Entre os temas abordados pelos autores estão: planejamento da obra de um empreendimento hoteleiro, gerenciamento de pessoas, setor administrativo/ financeiro, recursos humanos, manutenção, eventos de sucesso, iniciativas comercias tendo em vista resultados e metas, alimentos e bebidas, governança e front Office.
Diversos autores citam o quanto é preponderante o projeto da obra em todas as categorias e os tipos de empreendimentos hoteleiros, pois delineia o funcionamento do estabelecimento, garantindo qualidade dos serviços. Tão importante quanto esse projeto é a formação profissional dos colaboradores internos e terceirizados.
Assinam a obra: Antonio Olimpio Bispo (diretor-presidente da Rede Bristol Hotels), Débora Cristina Dezzotti (governanta em flat da rede Transamérica), Fabrícia Cassiano Keramidas (consultora em RH), Franklin Jorge Peres Assaly (professor universitário e consultor, na área de manutenção), Marcus Nicodemos Pinheiros (gerente-geral no Hotel Ibis, em São Paulo) e Maria Flávia Marques (consultora nas áreas de arquitetura, hotelaria e serviços), além da advogada Patrícia Botelho.
Fonte: Revista Hotel News

